O setor de Comunicação e Marketing da financeira Agiplan vem me apresentando muitas novidades a serem exploradas sobre o segmento de Serviço Financeiro, que a cada ano cresce mais e mais no Brasil.
Para auxiliar na compreensão e desenvolvimento de novas propostas, busquei algumas literaturas sobre Marketing Financeiro. E, bem, foi difícil encontrar nas bibliografias brasileiras obras sobre o assunto. O título Marketing de Serviço Financeiro do Marcos Cobra me chamou atenção e me provocou a vontade de ler, principalmente pelo reconhecimento muito positivo que já tenho por Cobra.
Então, vamos aos registros dos trechos.
- Entende-se como setor de serviços financeiros: bancos, corretoras de valores, administradoras de cartões de crédito, financeiras, seguradoras, entre outros setores.
- Em 2002 foi registrada a maior rentabilidade dos bancos, marcada em 24,5%, sendo que em 2001 ficou em 19,1%. Para o Presidente da Febraban não foi a alta de juros que resultou este crescimento, mas sim uma demonstração de competência.
- A rentabilidade dos bancos no Brasil se manteve acima de outros países. No Brasil: 24,5%, no México: 17%, na Itália: 9%.
- A rentabilidade é a diferença dos títulos públicos e do spred (diferença entre a taxa de captação dos bancos e o valor cobrado para emprestar os recursos dos clientes).
- O reflexo negativo deste aumento é a inadimplência no país, mas que mesmo assim não chegou a atingir consideravelmente as instituições.Os maiores bancos do Brasil mantém suas marcas nos topos dos rankings das marcas mais valiosas do Brasil, em 2015, Bradesco e Itaú ocupam o 2º e 3º lugar, respectivamente.
Cartões de Crédito
- em 1993: 199 milhões em transações e R$ 32 milhões de faturamento
- em 1998: 641 milhões em transações e R$ 42 milhões de faturamento = + 31,25%
- em 2000: 507 mil estabelecimentos trabalhavam com cartão de crédito, de um mercado com mais de 7 milhões de estabelecimentos existentes.
No ranking dos maiores bancos da América Latina por patrimônio líquido, até 31 de dezembro de 1999, as 4 primeiras posições são ocupadas por bancos brasileiros: Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Unibanco. O levantamento realizado até fim de 2013 tinha como as primeiras posições as instituições brasileiras: Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Santander, Caixa.
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"Os bancos aprenderam que é fácil atrair clientes, o difícil é convertê-los em clientes reais." p. 31
"O Marketing Financeiro pode ser redefinido como a busca da satisfação de necessidades e a realização de desejos por meio da concepção de produtos e serviços que surpreendam as expectativas de seus clientes." p. 32
- Consumidores buscam tarifas baixas mais qualidade alta de serviços de atendimento.
- Produtos podem ser similares, mas os benefícios devem ser individuais.
- Os bancos estão se tornando mundiais e procuram oferecer soluções sob medida para seus clientes locais.
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COBRA, Marcos. Marketing de Serviço Financeiro. 2ª ed. Cobra: Editora e Marketing, 2003.
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