sexta-feira, 27 de maio de 2016

Cidades tecnológicas e inteligentes, tecnológicas ou inteligentes, inteligentes ou tecnológicas


A leitura do livro O Marketing Depois de Amanhã de Ricardo Cavallini e o artigo Cidades Inteligentes de André Lemos me inspirou a pesquisar um pouco mais sobre a evolução das cidades digitais para inteligentes e a relação da tecnologia entre consumidores e marcas.

Nos anos 1990, as cidades digitais se referiam aos computadores e a presença da internet no espaço urbano. Sem muita aplicação prática nos contextos sociais, políticos e econômicos já influenciavam na automação de processos.

Hoje o termo cidades inteligentes, do inglês smart cities, refere-se à informatização de processos em diversos contextos, integrados a um gigantesco volume de dados (Big data). Além da referência às redes em nuvens e à comunicação entre diversos objetos (internet das coisas).

quinta-feira, 26 de maio de 2016

O Marketing Depois de Amanhã

O prefácio de Washington Olivetto para o livro Marketing Depois de Amanhã de Ricardo Cavallini expressa exatamente o conteúdo apresentado ao longo da leitura:

“Indispensável para leitores ofensivos, aqueles que lêem para saber o que os outros ainda não sabem.”

“Fundamental para quem já ouviu falar que o negócio da comunicação e do marketing deixou de ser monólogo e passou a ser diálogo.”

“Reconfortante para antigos modernos como eu, que acreditam que independentemente da tecnologia [...] o que vai continuar fazendo a diferença no marketing e na comunicação é a presença da grande ideia.”

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Marketing de Serviços Financeiros - Produto financeiro

O produto financeiro agrupa características específicas, podem ser entendido como um bem tangível que incorpora a intangibilidade como o fator diferenciador.

A intangibilidade: não se pode pegar, apalpar, cheirar, sentir, etc.
A inseparabilidade: o produto não pode ser separado da instituição que o comercializa.
A perecibilidade: o produto financeiro é perecível, tem um prazo de durabilidade limitado.
A heterogeneidade: depende da pessoa que o oferece e como ele é apresentado - um serviço de atendimento ao cliente, de uma seguradora ou de um banco, depende da cordialidade do funcionário, entre outros fatores.
p. 83



A curva do ciclo de vida do produto financeiro
Duas noções são importantes:
  • A velocidade de difusão do produto no mercado.
  • A duração da vida do produto.
Para calcular o ciclo de vida é importante observar que cada tipo de produto pode ter um ciclo diferente, com durações distintas em cada fase da vida do produto.
Uma caderneta de poupe existe há mais de 30 anos, o cheque existe desde que se criaram os primeiros bancos.

Um cartão de crédito desde que um grupo de amigos que se reunia mensalmente para jantar e pagavam as despesas com cartões de visitas que pressupunha um pagamento a ser honrado no dia seguinte, resolveram criar o "cartão de crédito do jantar", o Diners.


domingo, 14 de fevereiro de 2016

Marketing de Serviços Financeiros - Foco no cliente ou foco do cliente?

Ouvido o cliente, ele precisa ser atendido.

"Ouvir o mercado nunca é demais, sobretudo escutando o que os clientes atuais e os clientes potenciais tem a dizer."

"A definição moderna de marketing é construir relacionamentos, com fornecedores, clientes e consumidores, é a busca permanente para a construção de parcerias, pois a conquista de um novo cliente custa cinco a dez vezes mais do que um cliente atual." p. 69

E é com estes alinhamentos que sigo no capítulo "Foco no cliente ou foco do cliente?" do livro Marketing de Serviços Financeiros de Cobra.


domingo, 3 de janeiro de 2016

Marketing de Serviço Financeiro - Relacionamento

Como evitar a infidelidade do cliente?

O posicionamento no mercado depende de uma estratégia de marketing de relacionamento com clientes, para Regis McKenna.

O grande instrumento da diferenciação estratégica é o relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, para Theodore Levitt.

"Num relacionamento comercial existem compromissos claros que, uma vez respeitados, possibilitam um bom relacionamento. Mas existem expectativas implícitas, não declaradas que carecem de identificação para impedir uma deterioração das relações." p. 55

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Marketing de Serviço Financeiro - 4 Ps, 4 Cs, 4 As, 4 Es

O marketing financeiro objetiva descobrir necessidades e desejos não satisfeitos dos clientes, para desenvolver novos produtos, serviços e facilidades. Realizar desejos, sonhos e fantasias são as palavras de ordem.

Entende-se que a aplicabilidade dos conceitos de marketing para o setor de serviços financeiros depende do grau de envolvimento que uma organização tenha com a tarefa de conquistar e manter clientes.