quarta-feira, 27 de abril de 2011

Além das Vendas




"Talvez alguém da “velha guarda” diga: VENDER! Pois está errado. Hoje apenas vender não é o suficiente. Em meio a tantos produtos, tantas marcas, tantos rótulos, a publicidade precisa fazer mais. Deve gerar expectativas, criar sensações, estimular experiências, e a venda, digo mais, a paixão por uma marca, serão conseqüências disso tudo."





Fonte: http://www.omelhordomarketing.com.br/index.php/2011/03/25/acao-publicitaria-heineken-alem-das-vendas/

Informações como aliadas para um atendimento satisfatório aos públicos

A seqüência lógica que estamos formando, de que mesmo prestando nossos serviços a um público*¹ que está sendo inserido no mundo das marcas e do consumismo, assumimos a responsabilidade de educá-los em pelo menos 7 disciplinas, além dos princípios que uma escola proporciona à comunidade escolar. O envolvimento emocional com os alunos não permite abonar o encargo de representar a Instituição Evangélica, da mesma maneira que outro colaborador em outra empresa. Por isso, perceber as necessidades específicas de cada aluno e sua família e atendê-los torna a comunidade interna da Unidade Oswaldo Cruz diferenciada dos demais centros de educação do Vale dos Sinos.

Pode-se entender que o atendimento ao cliente parte de uma comunicação interativa, com o propósito de responder dúvidas e perguntas, esclarecer sobre a maneira de ingressar ao ensino e suprir transtornos decorrentes do uso do serviço. Mas também, a comunicação deve iniciar-se internamente com o fim de informar todos os colaboradores sobre os atuais e futuros acontecimentos, possibilitando-os a prestarem o serviço de atendimento e engajarem-se nos atuais objetivos da missão.

O processo utilizado para alinhar o pensamento dos colaboradores às políticas, estratégias, diretrizes da empresa, princípios organizacionais é a comunicação interna. A comunicação é o reflexo da empresa, pois a forma que seus públicos se comunicam contribui fortemente para a construção da imagem da marca no ambiente interno e externo. Portanto, a comunicação interna é a transferência da informação de uma pessoa para a outra ou uma forma de repassar ideias, pensamentos e valores.

Sendo o produto da comunicação a informação, essa é responsável por tornar comum os objetivos, as estratégias e os resultados. Através da comunicação integrada de marketing é possível construir uma imagem de marca diferenciada e sustentável na mente dos nossos consumidores e esses munidos de satisfação exalam aos seus familiares e conhecidos. Por isso, a relevância de todas as informações percorrerem os setores envolvidos com o atendimento ao público em geral: todos. Portanto vamos compreender a relação dos públicos internos da Unidade Oswaldo Cruz.

Quadro 1.1 Fluxo de informação entre os públicos da Unidade Oswaldo Cruz

A transmissão das informações da direção e dos professores tanto aos pais quanto aos demais funcionários tornam as ações acessíveis, possibilitando a comunicação interna tão qualificada para quando for efetuado o contato externo e este esteja no patamar da necessidade do interessado.

*¹ Alunos de 2 anos, que iniciam o ensino da educação a partir dos dois anos - na educação básica - e concluem o ciclo na Unidade Oswaldo Cruz aos 9 anos, no 5° ano do Ensino Fundamental no currículo bilíngue.
Esse é o segundo texto da ação Minuto da Informação, uma das que formam a metodologia aplicada ao meu estágio.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Minuto da Informação: Nosso Foco

Empresas, organizações e instituições possuem em sua essência seus objetivos e a visão que guiará os colaboradores no alcance da missão. Diante dessa situação, todo processo organizacional tem por finalidade satisfazer o público que designa por alvo de seu produto e/ou serviço e, a partir disso, são elaboradas estratégias e métodos para atingir o êxito no quesito satisfação, venda e lucro. Na Unidade Oswaldo Cruz, conforme combinações dos diretores gerais, os fatores definidos como objetivos incluem valorização dos momentos de estudo, acreditando numa educação cada vez melhor.

Mesmo que os públicos internos da Unidade Oswaldo Cruz são segmentados (corpo docente, zeladoria, auxiliares, direção) é a participação de cada colaborador que constrói a marca, a estrutura e o ensino – que, por detalhe é o nosso produto/serviço. Por isso, é o foco mútuo em educar, atingir a satisfação dos nossos alunos, familiares e comunidade escolar e atender às necessidades que possibilita à Unidade Oswaldo Cruz fazer história no ensino do Vale dos Sinos.

Tanto no relacionamento interno, quanto no relacionamento entre funcionários com a comunidade escolar é essencial nutrir a conexão dos públicos com informações relevantes para ambos, o que os tornam fieis e integrados à Instituição. Sendo assim, após concluírem as séries disponibilizadas na Unidade dirigem-se à Unidade Fundação Evangélica e concluem o processo educacional estudando nos cursos superiores e/ou sendo funcionários. Essa interação, na área de marketing, é definida como endomarketing: onde a integração dos públicos possibilita à organização o alcance dos objetivos comuns a todos; entendem-se, então, por endomarketing “as ações de marketing voltadas aos empregados de uma empresa, que tem como foco mobilizá-los com vista a um alinhamento para alcançar os objetivos e metas da organização.

Exercer o papel de educador e funcionário (a) da IEN nos remete a responsabilidade de servir de exemplo e transmitir confiança aos alunos e potenciais alunos, da mesma forma que o guru das relações organizacionais explica em relação à função da educação perante às famílias dos alunos e sociedade:

“A transferência da responsabilidade educacional, da residência para a escola, não é significativa apenas no sentido de atingir mais eficiência, eficácia e profundidade na educação. Progressivamente, os pais abandonam a idéia de que são participantes na educação de seus filhos e de que devem partilhar com as escolas a formulação de uma política educacional. sentem que os professores são mais competentes que eles, naquela área. Querem que seus filhos recebam “uma educação”, mas abrem mão de qualquer pretensão em saber no que ela deveria consistir. O resultado é que uma indústria completa crescerá para fornecer um serviço em que o lar e a família mostram cada vez menos interesse e capacidade.” (KOTLER; 1978, página 350)

Portanto, não apenas o professor da educação infantil deve conhecer a missão desse nível de ensino, como também o porteiro, o zelador, a família do professor, do estagiário, os pais dos alunos e todos os outros públicos envolvidos no serviço que a Unidade exerce para a sociedade. Sendo os ambos focados na evolução da marca, monitoramento do segmento em que ela atua e conservação do vínculo já construído com as famílias pertencentes à Instituição.

Texto criado como complemento à prática do meu trabalho de conclusão e estágio; direcionado aos colaboradores da Unidade Oswaldo Cruz - Instituição Evangélica de NH (IENH).

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Excelência Empresarial

No tempo Pós-Revolução Industrial praticamente tudo que se produzia era consumidor - a Era do Produto -; porém a demanda se tornou maior que a oferta e os clientes adquiriram maior conhecimento do que estavam comercializando - a Era do Consumidor que pensa. Assim, tornaram-se exigentes em relação ao produto e serviço que comprara e o atendimento do processo da venda.
A venda percorre etapas até que o seu processo seja concluído com êxito, iniciando pela percepção da necessidade e/ou desejo do mercado e do seu público alvo. Posterior a esse marco, as empresas deveriam realizar pesquisas para comprovar as suas teses perante a observação realizada e diagnosticar quais são os aspectos que podem satisfazer e agregar valor e qualidade ao produto e/ou serviço. Durante a venda em si, no atendimento, o potencial cliente espera receber o máximo de atenção e disponibilidade de oferecer a solução que supra a sua necessidade.
Após a venda efetuada e o vínculo criado, a marca necessita manter o relacionamento criado antes ou durante a venda. Para isso, os meios de comunicação foram criados, sendo o mais atual e que oferece maior acessibilidade e interatividade é a internet.
Embora a oportunidade criada pela tecnologia, as marcar a utilizam coom pouca eficiência, apenas criando um site ou uma rede social sem atualização e conteúdo - anulando a manutenção do relacionamento e da experiência positiva.
Essas etapas de relacionamento, da venda e do objetivo de alcançar o êxito da qualidade chamam-se de "Qualidade Total" no quesito da excelência empresarial. A prática da "Qualidade Total" proporciona vantagens e benefícios para todos os elementos envolvidos entorno da empresa, tais elementos nomeados de stakeholders.

Texto baseado em "Excelência empresarial"; Antônio Carlos Silva Ferreira (Especialista em Política e Planejamento estratégico). Revista Brasileira de Administração; Edição Setembro/Outubro de 2008.

Palavras-chaves para próximos textos: excelência; internet e os seus autores; etapas de venda; era da informação.