segunda-feira, 28 de março de 2011

É puro marketing mesmo...

... eu discordo, apenas uma parte dele.

Era uma vez um potencial cliente para uma marca de cerveja que, atualmente, está se posicionando com inovação no seu segmento E esse experiente cliente da bebida ao provar a inovação mercadológica explana sua indignação ao se decepcionar com a marca: é puro marketing mesmo, eu não deveria ter gasto com isso.
Pois é, ai que ele se engana e, muitos. O marketing estuda e pesquisa, ou deveria, todas as preferências e limites que podes alcançar com o lançamento de um produto. Sendo tudo baseado em um perfil de público específico. Portanto, ou o potencial cliente não fazia parte do perfil, ou a marca de cerveja revelou um ponto fraco, pois há anos que não se manifestava.

O processo de marketing inicia com uma problemática, um desejo e/ou uma necessidade percebida, então estudos e pesquisas são formuladas para testar as hipóteses. Toda a campanha de lançamento, promoção e relações públicas é planejada e, então, acontece: A AÇÃO. E aí? Tudo recém começou. Caso a reação do público alvo seja positiva, a marca deve estar preparada para manter a sensação de satisfação com a nova experiência e conforme o seu posicionamento, logo lançar uma segunda experiência para fixar os novos conceitos. Porém, se a reação do público alvo for negativa, todo o investimento não pôde ter sido em vão, pois a concorrência cairá em cima e tripudiará de seu novo posicionamento. E a marca? A marca segue com novas ações mais bem planejadas e com um posicionamento ainda diferente.

Fim; há vezes em que desejo comprar e ninguém me vende.


sexta-feira, 18 de março de 2011

A interdisciplinaridade e Objeto do Estudo da Comunicação

O tempo passa, os anos surgem e todos os aspectos envolvidos em uma sociedade são regidos pelo movimento. Dos séculos anteriores até o mais recente século XIX, a evolução acontecia lentamente; atualmente, no século XXI, a sociedade está informatizada e ciente do potencial das ferramentas tecnológicas.

A mutação social tornou as comunidades mal organizadas em sociedades, que se formam através dos hábitos, costumes e hábitos culturais praticados pelo homem. Sendo, a cultura o fator determinante às práticas de um ser inserido em tal ambiente, é possível estabelecer-se uma teoria exata quanto essas formas de relacionamento?

O meio comum de inter-relacionar os objetivos abstratos (sociedade e cultura) e o objeto físico (homem) é observar o modo que se relacionam e, consequentemente, se comunicam. A comunicação como alvo de estudo necessita ser delimitada por um foco, pois ela acontece em todas as vezes que uma mensagem é emitida a um receptor e esse reage e a percebe; mesmo com ruídos, o resultado dessa ação deve ser a informação. Pois quando ao estímulo não houver percepção, não há resultados; por isso “a consciência é uma rede de comunicação entre os homens, conforme Luiz Martino.

A metodologia de fazer a comunicação acontecer também evoluiu; pode-se partir o estudo do momento em que o homem utilizava de gestos para comunicar a caça, a reprodução e a sua sobrevivência. O homem moderno usufrui a fala e da escrita e as aplica em diversos veículos, desde os mais comuns, como rádio, televisão e jornais, aos mais evoluídos no quesito tecnologia da informação, tais redes sociais, blog, iPhone, etc.

Embora, a comunicação tenha ultrapassado diversas revoluções, são os meios de comunicação de massa que possibilitam o estudo da emissão da mensagem e a reação do receptor. Os habitantes da sociedade os utilizam como meio de atualização, em nível global, contribuem com informações e se inter-relacionam. A comunicação quando acontece por meios de massa ela visa comunicar, influenciar, noticiar e, ainda anunciar. Percebe-se que os objetos de estudos são variados (a comunicação, o homem, a sociedade, a cultura, os meios de comunicação, entre outros), porém todos são protagonistas do presente e diferentes do passado e futuro; atuantes das ciências humanas em seus variados modelos.

Portanto, quando o objetivo for compreender o comportamento da comunicação dos seres que a utilizam ou os meios que a reproduz, deve-se determinar o objeto de estudo e o explorar em suas formas de utilidades, direcionamento, reação do receptor e posicionamento perante o comportamento social.

Fonte: Teorias da Comunicação - Luiz C. Martino | Relatório elaborado para Teorias da Comunicação na graduação em PP.