segunda-feira, 2 de maio de 2011

O desempenho de todos na solidificação da marca.

Ao definir um público alvo para um produto e/ou serviço, o esperado é que a primeira experiência desse público com a experiência seja positiva o bastante para marcar e fazer-se reconhecer positivamente.

O nosso corpo docente, colaboradores que realizam atendimento ao público externo e direção, nos planejamentos de marketing, são os intermediários, esses que ajudam a Instituição promover a entrega do valor de nossos serviços. Quando busca criar satisfações nos relacionamentos com os clientes, os colaboradores devem firmar parceira com a equipe diretiva para que assim seja otimizado o desempenho de todo o sistema de missão e objetivo.

Portanto, os públicos da Unidade necessitam conhecer os projetos, os meios de comunicação, os detalhes de cada nível educacional e as informações que ultrapassam o ambiente escolar. Sendo assim, quando alcançado esse fluxo de informação interna, todos estarão capacitados para atuar em todos os segmentos da Instituição e, ainda mais, focados em exercer a sua respectiva função. Para finalizar a ação Minuto da Informação, segue uma metáfora que vale muito ser lida.

“Comunicação face a face. Que tipo de comunicação você tem na sua empresa? Ela é uma empresa de memorandos, uma empresa eletrônica ou uma empresa face a face? Se um funcionário de uma empresa de memorandos descobre um incêndio no prédio, o que ele faz é escrever três memorandos: um para a sua referência própria, um para seu chefe e um para a empresa. No tempo transcorrido até que o memorando seja entregue, o prédio já- terá desabado. Mas o funcionário está seguro, porque cumpriu com sua obrigação e distribui o memorando – e tem uma cópia em seu arquivo pessoal como prova. Se um empregado da empresa eletrônica descobre um incêndio no prédio, ele telefona para seu chefe. Quem atende é a secretária eletrônica, e ele deixa uma mensagem. O chefe não volta a tempo e o prédio desaba. Mas o funcionário está seguro, porque deu o telefonema e deixou uma mensagem. Se um empregado da empresa face a face descobre um incêndio no prédio, ele toma uma atitude imediatamente para resolver o problema. Ele informa rapidamente seus colegas e seu chefe a respeito do incêndio e dá instruções de como proceder. O prédio está salvo.” - Os 7 Segredos do Marketing.

As empresas lidam diariamente com “incêndios” – por exemplo, reclamações de clientes. Os detalhes florescem e, seguindo a metáfora, são palhas que incendeiam se não forem compreendidas por todos. Cada um de nós poderia escrever um memorando e entregar à equipe diretiva, deixar como recado, enviar por e-mail e demais afins, algum dia, talvez, essa mensagem fosse recebida com atenção, mas não seriatarde demais conforme a problemática? Os nossos meios de comunicação são eficientes quando a mensagem é direcionada para ser recebida a longo prazo, ainda assim os nossos diálogos face a face e a organização das informações são ferramentas para nos compreendermos e sermos pró-ativos perante as atividades e projetos.

Esse é o terceito e último texto da ação Minuto da Informação, uma das que formam a metodologia aplicada ao meu estágio. Pronomes relativos à terceira pessoa apontam características da Unidade Oswaldo Cruz.

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