quarta-feira, 12 de maio de 2010
uma porção: de merchandising
"Ferramenta de comunicação que solucina estratégicamente inúmeros problemas surgidos no mix de marketing, garantindo uma maior proximidade com o público e por sua capacidade própria de interagir mais diretamente com o consumidor."
O merchandising é uma arma eficaz para a valorização do produto no PDV, local onde as ações de merchandising estimulam fortemente os impulsos de compra e influenciam decisivamente a escola final do consumidor.
"Merchandising é a análise e a resposta para as mudanças (transformações) e processos (avanços) que ocorrem no planejamento, negociação, aquisição e venda de produtos ou serviços, desde a sua concepção até o recebimento e uso pelo comprador." Kean (apud Kunz 1998, p.6)
"É a operação de planejamento necessária para se introduzir no mercado o produto certo, no lugar certo, no tempo certo, em quantidades certas e a preço certo". American Marketing Association (AMA)
De uma forma mais genérica essa ferramente de comunicação ajusta o produto conforme o mercado de atuação, implica decisões sobre tamanho, aparência, formato, embalagem, quantidades, políticas de serviços e garantias do produto. A promoção de vendas pode ser vista como uma das técnicas utilizadas pelo merchandising.
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Fonte dos conceitos: Comunicação em Marketing - J.B.Pinho
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