quarta-feira, 12 de maio de 2010

Funções do Merchandising

O merchandising pode acontece, segundo Walter Longo (apud Ribeiro 1985, p. 352), da seguinte forma: Identificando e expondo espontaneamente ou comercializadamente a marca e/ou produto em espaços editoriais dos veículos de comunicação através de:

a) eventos e programas produzidos, editados e transmitidos pelas emissoras;

b) cobertura jornalística dos eventos;

c) transmissão de eventos; produzidos por terceiros;

d) matérias editadas pelos órgãos de imprensa.

~> criação e produção de material promocional e peças para exibição e exposição nos PDV, geralmente em complementação às campanhas publicitárias.

Funções do merchandising

1) A função do merchandising no negócio:
Interpreta as preferências do consumidor para a empresa, dirigindo e supervisionando o desenvolvimento das linhas de produto do princípio ao fim.

2) A função do merchandising junto ao marketing:
Definição mais ampla do mercado da empresa, tendo como tarefas a formação e o fortalecimento da imagem da companhia e dos seus produtos por meio da promoção, a otimização das oportunidades de venda e o desenvolvimento de estratégia alternativas para o crescimento corporativo. A eficácia dos esforços de marketing será determinada pela mensuração da participação no mercado e pelo volume de vendas dos produtos ou serviços.

3) A função de ajuste do produto ao mercado
a) no produto: se a apresentação agrada ao consumidor, formato é prático e compatível, se a marca é de fácil memorização;

b) no local da demanda: características de cada região, tradições, processos de aculturação e os seus estratos sociais;

c) no momento do consumo: exigências da moda ou de necessidades momentâneas. ex: explorar o impulso: depois de um grande assalto, que mobilizou a sociedade, vender um sistema de segurança.

d) no preço: compatível com a disponibilidade de venda do mercado, com o seu efeito na reação do consumidor, e com as políticas de preço e de financiamento estabelecidas pela concorrência;

e) no PDV: valoriza a presença do produto, explora a compra por impulso, principalmente nos produtos de consumo de massa e de compra por conveniência. Necessidade de interatividade, "tempero às vendas", fortalecer as marcas e lançar/acompanhar tendências, como nichos.


Merchandising na televisão
Neste tipo de meio a ferramenta de comunicação aparece de forma casual.
Desta forma define-se o uso do produto, fortalece a imagem e a lembrança da marca, explora o testemunhal, benefica-se da associação do ator e apresentador com o produto ou serviço, portanto é importante que essa associação tenha algo em comum entre o produto ofertado com o consumidor; introduz o uso do produto no cotidiano, amplia o número de impacto no público...
As emissoras, pela regularmentação utilizam 15min/hora para o merchandising, e obteem um lucro marginal das marcas.
Um exemplo, é a Rede Globo que utiliza muito em novelas e assumiu a liderença no setor. Mas o exagero causa irritação. Portanto, ser discreto e fazer parte da cena naturais nas novelas, comerciais e programas de auditório é essencial.

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Fonte dos conceitos: Comunicação em Marketing - J.B.Pinho

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