sábado, 1 de maio de 2010

Alvoroço, comemorações, valor e conquista.

Quanta gentileza com uma mera técnica de comunicação de Marketing que gera muito túmulto e lucros.
Saiba o porquê e de que forma:

Ofertas, descontos e reduções de preços: uma tática que desperta desejo de levar vantagem dos consumidores. Porém não deve ser usada com exagero para não dar ao produto ou marca uma imagem de "fraca", já que o consumidor se sente valorizado e com auto-estima elevada.
* o quê? vende e agrega valor;
* quando: Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Carnaval, Natal, Páscoa, troca de estações...
* como: "leve 3, pague 2", "dúzia de 15", queima de estoques (um produto agregado a uma embalagem - gift-pack -; ou dentro de uma embalagem - in-pack - ou um cinto para prender o brinde - shrink pack).

Premiações: acontece em torno dos benefícios percebidos da marca. Quanto mais forte a ligação entre a motivação associada com o produto/serviço e a promoção, mais fácil será reforçar no consumidor uma atitude de marca positiva (Percy 1997, p.107)
* o quê? prêmios em concursos e sorteios = conhecimento do produto = reforço da marca.
- concursos: exige uma habilidade, qualificação ou predicado dos participantes/consumidores.
Forma de participação: resposta a uma pergunta, sugestão de um nome, jingle, slogan, foto, redação.
Deve possuir regras claras quanto aos prêmios, duração, prazos, condições de participação, recebimento...
- sorteios: fator forte: sorte.

Demonstrações, degustações e amostras:
Gera mais conhecimento, portanto mais aceitação. Forma utilizada para lançar novos produtos, integrando valor e confiança.

Eventos promocionais:
Utilizados para divulgar produtos/serviços/marcas.
São criados pela empresa (liquidações, shows, desfiles) ou para comemorar Natal, Ano Novo, Páscoa.
O evento pode ser produzido ou apenas estar sendo divulgado. Como as marcas divulgadas nas camisas de futebol dos jogadores nos 'eventos futibolísticos'.

Tipos de eventos:
Classes                                         Eventos

















De Simoni (1997, p.10) explica o efeito de um evento promocional:
"No instante de sua relização, o homem pede um pouco de sua individualidade e passa a agir coletivamente. Todos que participam do evento passam a ter dentro de si um ponto comum que é o próprio evento ou acontecimento. Deixamos de lado um pouco da nossa individualidade e agimos como homem massa, como multidão, participando da catarse que conduz a um consciente coletivo em que todos se identificam como massa consumidor. (...) Os eventos e acontecimentos impõem-nos um comportamento e uma conduta que nos colocam em um estado particular de receptividade a facilitar a penetração da mensagem promocional."

Em um evento, após os objetivos estarem claros, a próxima etapa é calcular e conhecer os riscos - a adequação, a relação custo/benefício, repetição e continuidade, a comunicação, e o local de realização do evento. (Costa e Talarico 1996. pp 162 - 164)

O evento agrega características do produto/serviço/marca ao público alvo. É visto como uma estratégia para análise de mercado, produto, concorrência e demais elementos do mix de marketing. Em um evento é importante ter uma divulgação do próprio evento e dos resultados, ter uma continuidade no ambiente social. E o último fator a ser considerado é o local da realizalçao, que deve harmonizar o local de interesse com os objetivos visados.


Últimos cuidados com as promoções de vendas:
Não ser excessiva para que não tenha declínio de fidelidade do consumidor às marcas (uma alternativa quando os produtos forem praticamente idênticos dos concorrentes, nem mesmo os valores reais e subjetivos. Como os detergentes em pó no Brasil - fazendo ofertas especiais, desconto no preço, brinde curioso, oferta condicionada) e a perda do conceito de valor real da mercadoria (dar evidência ao produto, em momentos especiais, cuidar para não se tornar rotina).

Fonte: conteúdo extraído do capítulo 4, do livro de J.B.Pinho: Comunicação em Marketing

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