domingo, 14 de fevereiro de 2016

Marketing de Serviços Financeiros - Foco no cliente ou foco do cliente?

Ouvido o cliente, ele precisa ser atendido.

"Ouvir o mercado nunca é demais, sobretudo escutando o que os clientes atuais e os clientes potenciais tem a dizer."

"A definição moderna de marketing é construir relacionamentos, com fornecedores, clientes e consumidores, é a busca permanente para a construção de parcerias, pois a conquista de um novo cliente custa cinco a dez vezes mais do que um cliente atual." p. 69

E é com estes alinhamentos que sigo no capítulo "Foco no cliente ou foco do cliente?" do livro Marketing de Serviços Financeiros de Cobra.




Como impedir perdas de clientes?

  • Benefícios financeiros: como as campanhas de fidelização de clientes com base em programas de compra frequente.
  • Benefícios sociais: campanhas que premiam a fidelidade à base da concessão de benefícios sociais.
  • Benefícios estruturais: concessões de equipamentos a clientes.
  • Agregar valor ao produto ou ao serviço ofertado, oferecer além das condições básicas. O valor só existe quando é percebido.
  • Clientes cada vez mais atualizados e imponentes tem dois recursos importantes e interdependentes: tempo e informação.
  • Com a morte da distância, as pessoas poderão comprar quaisquer produtos ou serviços de qualquer parte do mundo sem mesmo sair de casa.

O que buscam?
  • Tarifas baixas;
  • Qualidade alta;
  • Serviços personalizados;
  • Tecnologia inovador de produtos e serviços financeiros;
  • Marketing personalizado, ou seja, direcionando para cada cliente;
  • Alto valor agregado aos produtos e serviços buscados.

Permaneça competitivo:
  • Repense a empresa a partir de seu cliente e não de seus serviços;
  • Fique perto de seu cliente;
  • Observe tendências em seu mercado;
  • Introduza melhorias em seus produtos e serviços;
  • Busque ideias novas.
"Criar serviços que poupem tempo significa eliminar burocracias que entravam o atendimento ao cliente, simplificando toda e qualquer tarefa que acrescente tempo desnecessariamente. Por outro lado, os clientes de serviços tão ansiosos por facilidades espetaculares, nunca antes sonhadas. E gostariam de receber tantas conveniências quantas a mente humana conseguir criar. Para isso, é preciso que as empresas se tornem ágeis na inovação e eficazes no atendimento." p. 73


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COBRA, Marcos. Marketing de Serviço Financeiro. 2ª ed. Cobra: Editora e Marketing, 2003.

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