quarta-feira, 8 de outubro de 2014

FIC 2014

Para acompanhar o que rolou: #fic2014
A 10ª edição do Fórum de Internet Corporativa contou com a participação de palestrantes das empresas Disney, Sicredi, Mercur, Vert Shoes e Coca-cola para palestrarem sobre "Engajamento: causa e experiência estabelecendo conexões entre marcas e pessoas".

O evento é uma realização da ABRADi, ocorreu no dia 08 de outubro, no Teatro CIEE e contou com a presença de cerca de 500 pessoas, entre empresários, executivos de agências e acadêmicos.

Para acessar o hotsite do evento e conferir mais sobre os palestrantes, clique aqui.

A seguir, o registo de algumas anotações.

Por que algumas marcas são mais mágicas que outras?
José Carlos Rodrigues, responsável pela operação da Disney Interactive Brasil

"A tecnologia muda, as pessoas não."
JC Rodrigues inciou a palestra comentando sobre alguns comportamentos que são potencializados pela conectividade que a tecnologia oportuniza. Também aproveitou os momentos iniciais para dizer que adora padrões, como a pirâmide de Maslow que adaptou à realidade da conectividade e das marcas.

Relação da Pirâmide de Maslow com a conectividade
1 - conectividade (nova necessidade básica)
2 - confiança no conteúdo, sua relevância
3 - "segue de volta?" Sentimento de pertencimento nas Redes Sociais
4 - reconhecimento (followers, RTs, likes, fãs...)
5 - colaboração consciente, usar a conectividade para fazer o bem






Relação da Pirâmide de Maslow com as marcas
1 - commodity
2 - qualidade, tradição
3 - nicho, pertencer a um grupo que se identifica com os valores de sua marca
4 - lovebrands, trazer os valores da marca para si
5 - "sou e me sinto melhor quando uso essa marca"






Atualmente, as marcas trabalham em movimentos cíclicos. O que isso quer dizer? Campanhas de períodos, sem conectar um conceito ao outro ou, ainda, à essência da marca. Ela já existe? Quando a essência da marca existe, a comunicação é concêntrica, isso é, de dentro para fora. A partir do presidente, diretos e funcionários > produtos, serviços e processos > marketing, comunicação e vendas. 

O DNA precisa estar conectado à realidade... os nossos produtos são qualificados como desejamos que sejam? O serviço qualificado de atendimento que comunicamos acontece dessa forma?

Um exemplo de quando existe o desejo de transformar o DNA: a FIAT, para transformar sua imagem de "ultrapassada", explora algo inovador em todas as suas campanhas ou produtos lançados.

Quando se tem o DNA definido e trabalhado internamente, ações e experiências emocionais são alternativas positivas para criar essa mesma impressão nos consumidores / prospects da marca.

Desafios do projeto “Social Care” na Vivo
Rafael Soares Gonçalves, Coordenador de Estratégia Digital na Telefônica | Vivo

Rafael apresentou o SAC 3.0 desenvolvido na Vivo. Para isso, apresentou a evolução do SAC e o cenário da internet no Brasil.
O plano para a implementação do SAC 3.0 iniciou com o objetivo de oferecer conveniência e praticidade na resolução digital de problemas do cotidiano dos clientes da Vivo.
A primeira estratégia foi realizar um benchmarking. Exemplos bacanas encontrados: A Lú da Magazine Luíza, a forma de se relacionar do Ponto Frio e a personalização do Itaú.

Após, a equipe detalhou os passos: alinhamentos (jurídico + comunicação + assessoria + marketing de segmentos + comitês), equipe (conhecimento sobre sistemas, processos, treinamentos e linguagens), alinhamento entre todos os canais de contato.

O plano está em fase de testes e, atualmente, a equipe realiza reuniões mensais, quinzenais e mensais; além da análise dos dados monitorados, a equipe avalia os resultados positivos e os desafios que ainda precisam ser superados.

A equipe é composta por 37 atendentes, já realizou 20 mil atendimentos desde o início da implementação. 90 % de resolutividade!

O principal desafio para o futuro é conseguir equilibrar o tempo de retorno com a personalização das mensagens, além de analisar profundamente os dados coletados. Essa atenção especial aos dados oferecerá subsídios para a oferta de serviços personalizados.

O desafio do Sicredi em replicar o atendimento humano e próximo em seus canais de autoatendimento
Daniel Ferretti, Superintendente de Marketing e Canais do Sicredi

O Sicredi está com mais de 20% de crescimento ao ano nos últimos 5 anos.
A marca acredita que é possível humanizar os canais de autoatendimento com um design e um layout diferenciado, explicativo e prático.

Mercur: uma gestão com foco em pessoas 
Fabiane Lamaison, Jornalista, Colaboradora da empresa Mercur

Qual é o nosso papel no mundo? Se não existíssemos, qual diferença faria?

Em 2009, a marca que existe a partir de gerações familiares desde 1924, questionou-se sobre isso.

A partir dessas reflexões, surgiram novos objetivos: a proposta de fazer a diferença, com soluções sustentáveis através da união de pessoas.

Slogan: Um mundo de um jeito bem para todos.


Comunicação da Mercur: foco em pessoas + espontaneidade = estabelecer relacionamentos + presença digital para falar com os diferentes públicos + construir com base no diálogo

Os produtos da Mercur estão diariamente presente no cotidiano escolar e, a partir dessa nova percepção de negócio, a empresa criou a plataforma Diversidade na Rua para reunir discussão sobre os principais desafios da educação da região.

A marca também está em contante diálogo, tanto no âmbito on e ofline, com seus funcionários, comunidade e outras públicos. Tudo pode ser acompanhado pelo site e pelo hotsite sobre os 90 anos da empresa.

VERT, os tênis sustentáveis franco-brasileiros conquistando o mundo 
François-Ghislain Morillion, co-fundador da Veja / Vert

Um francês muito espontâneo e carismático fez com que eu me apaixonasse pela Vert nos primeiros momentos da palestra.

Uma marca com personalidade e uma pegada sustentável única, atuando no Brasil e em Paris.


O projeto iniciou quando Fraçois e um amigo decidiram rodar o mundo em busca de projetos sustentáveis. Foram 58 projetos estudados e o que mais lhes chamou a atenção foi brasileiro, mais especificamente, no Acre.

Quando vivenciaram com maior profundidade o projeto do Acre, conheceram um grupo de pessoas que vendem palmitos de pupunha diretamente para o exterior, sem empresas intermediárias. Os franceses inspiraram-se nessa ideia de valorizar a produção local e decidiram criar um produto que tivesse matéria-prima brasileira.

Os amigos criaram a Vert ou VEJA, em Paris, para comercializar tênis. A matéria-prima utilizada tem origem do nordeste e do Acre, a fabricação dos produtos acontece em Campo Bom, no Rio Grande do Sul.

O valor agregado da marca está associado ao compromisso sustentável e isso acaba gerando muita mídia espontânea, portanto o investimento em publicidade não é tão alto. Os sócios preferem investir esse dinheiro nos processos com o agronegócio.

É incrível e único o compromisso que a marca tem com os produtores dessas regiões. Em poucas palavras é impossível descrever toda a complexidade e a importância desse projeto. Sugiro acessar os canais de contato da marca para que se conheça em detalhe os projetos da Vert: site.

Felicidade em Rede 
Luiz Fernando Carvalho de Mattos, Diretor de Marketing - Coca-Cola / Vonpar
Créditos da foto: Abradi

Coca-cola: marca com 128 anos, sendo uma das cinco mais valiosas do mundo.

Objetivos: refrescar o mundo, inspirar momentos, criar valor e fazer a diferença.

Atualmente: 36mm de fãs, 20mm posts/mês, 14mm views durante a Copa.

Pensar global, agir localmente: entender necessidades, os sonhos e a realidade social dos consumidores locais.

Criou-se uma cartilha para que essas percepções fossem respeitadas:
- contar histórias, provocar experiências memoriais, construir conteúdos, entre outras.

Público que está recebendo maior atenção: os jovens. O que os envolve: verão, amigos, escolas, festas, músicas e shoppings. A seguir, uma sequência de ações desenvolvidas com foco nesse target.

AÇÃO: Embaixadores da marca
- 12 influentes adolescentes da região para serem embaixadores da Coca-Cola na região;
- ações ampliadas nas redes sociais desses jovens (conteúdos e promoções), buscando conversar com os amigos dos embaixadores;
- conversa constante com ações que geraram conteúdo para as redes sociais dos embaixadores: dia de fotos para a campanha + vídeo do making off + frigobar personalizado de presente + sessão de cinema para os embaixadores e 20 amigos de cada.

AÇÃO: Espaço Coca-Cola
- localizado no Shopping de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. O local foi definido conforme o critério de onde os jovens não tinham um lugar para se encontrar e curtir a companhia um dos outros;
- espaço com games, wifi, músicas, shows, oficinas;
- ação atingiu 16.780 jovens.

AÇÃO: Casa Coca-Cola
- localizada em Porto Alegre, durante o período de férias de julho para jovens de 12 a 17 anos;
- para desenvolver a ação, a marca conversou com 30 jovens para descobrir o que faltava para completar as férias de julho;
- esses jovens se tornaram os donos da casa e enquanto ela era construída, foram os responsáveis por convidar a galera;
- nesta ação, os jovens também foram incentivados a compartilharem em suas redes sociais conteúdos e promoções da marca;
- 7 mil visitantes.

AÇÃO: Copa do Mundo
- tour com a taça;
- concurso para ser gandula nos jogos;
- música especial;
- Fan Fest nas escolas da região (12 mil alunos atingidos);
- entre outras diversas ações.

AÇÃO: Descubra sua parada pra não ficar parado
- ação acontecendo em 2014
- 11 cidades da região participando
- 80 mil alunos envolvidos
- tem como objetivo incentivar uma vida ativa
- as escolas estão participando de gincana, as atividades ocorrem até novembro/2014 e o encerramento em dezembro/2014.

Além dos jovens, outros públicos também estão sendo estudados pela marca... como as mães!
- 61% das ocasiões de consumo de Coca-Cola é durante refeições, sendo elas muitas vezes acompanhadas pelas mães;
- a estratégia para efetuar uma comunicação mais direta com as mães aconteceu em parceria com a caravana de Natal. A Coca-Cola proporcionou encontros de mães que não encontravam há muito tempo seus filhos.

Fábrica da Coca-Cola
- lançada em 2014, proporciona uma visita guiada de 2 horas para conhecer o produto, história, conceito da marca;
- o objetivo é de 35 mil visitas por ano.
Hotsite da Fábrica, acesse para conhecer e agendar visita


Essa é a primeira vez que participo do FIC. A minha conclusão é de que a edição foi um evento sobre engajamento, pessoas, relacionamento e sustentabilidade.

Falar de pessoas tornou-se inspirador e me remeteu às discussões apresentadas no livro Estamos Cegos.

O fichamento da leitura pode ser encontrado neste link.

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