Ler é um exercício para a mente, ainda mais quando, particularmente, leio
sobre cultura e arquétipos.
Segue um trecho do Marketing Educacional em Ação; pg. 84.
"Ao contrário do inconsciente pessoal, o conteúdo do inconsciente
coletivo não vem da experiência pessoal: é a herança da espécie humana e, por
isso, idêntico em todas as pessoas, comum em todas as culturas e presente em
épocas e lugares diferentes. O inconsciente coletivo é resíduo psíquico da
evolução do homem, acumulado devido às experiências repetidas de muitas
gerações. Os componentes desse inconsciente coletivo chamam-se arquétipos, os
quais são vários. Um arquétipo é uma idéia universal e de forte apelo
emocional, daí seu uso frequente pela propaganda".
Tem a ver___________________________________________________________________
Senso Comum
Cada pessoa possui sua
personalidade e age conforme seus costumes, mas todas essas expressões são
provenientes daquilo que o inconsciente tem como correto, incorreto e ideal.
Esses conceitos são formados no decorrer de nossas vidas, pois fazemos parte de
uma cultura e, principalmente, estamos harmonizados com a nossa família e
sociedade. Cada um desses “territórios” influencia no nosso comportamento
cotidiano, nas coisas mais simples do dia-a-dia que se tornam automáticas
quando executadas. Um exemplo muito prático para isso é a língua que utilizamos
para nos comunicar com a sociedade e o mundo, após alguns anos de prática e
aprendizado com os meios culturais e os familiares, essa prática tão complexa se
torna automática. A mesma atividade é exercida entre um povo para que haja uma
interpretação adequada e comum para todos os habituados com a cultura. Portanto
senso comum pode ser resumido por aquelas informações que vamos adquirindo
durante nossa vida para exercer atividades que são comuns na cultura que
estamos inseridos, a fonte para esses conhecimentos quanto mais próxima das
nossas vivências, mais adequada será para ser aplicada.
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