No dia 07 de dezembro decidi contabilizar quantas vezes a
marca Coca-Cola atingiria meus olhos, ouvidos, mente.
A soma total é de 11 vezes – ONZE VEZES.
Esse número é totalmente variável, pois durante o período de
atenção meu inconsciente deveria estar a mil para associar minhas lembranças que envolvem a marca. Com certeza em alguns dias sou atingida e nem percebo, mais ou menos
vezes, que no dia 07/12.
Quando tive a ideia de perceber esses dados, o objetivo central não foi de comprovar como a marca é valiosa ou investe bem em suas mídias,
mas sim tentar compreender como uma marca que age globalmente consegue estabelecer
um relacionamento comigo – eu, mera mortal que mora em uma cidade razoavelmente
pequena. E, também, meu segundo objetivo foi de entender na prática o que tanto
já li sobre estradas mentais, congestionamento de informações e o fluxo das
mesmas entre consciente e inconsciente.
Durante o dia de percepções estava atenta e meu
inconsciente esteve em alerta para todos os fatores que se relacionam com
aquilo que a Coca-Cola já marcou nele. Confesso que todas as vezes que escutei
e li “felicidade” me veio à tona Coca-Cola, Coca-Cola, Coca-Cola. Também senti
mais sede, será que tem a ver?
Estive presente em um Break Publicitário onde o Diretor de
Marketing da Vonpar listou as ações direcionadas ao posicionamento local/global
da Coca-Cola. Resumidamente a essência é manter o mesmo foco até 2020, estabelecer
relação com as novas gerações e manter com as que ainda bebem Coca-Cola, agindo nos ambientes interno e externo. Dentre os objetivos locais está
englobado identificar as tendências para com a classe social C, questões
de sustentabilidade e bem-estar. Pois todas elas determinarão a metodologia de execução
das ações planejadas globalmente, como também o investimento na Copa de 2014 e na paixão nacional: futebol (mais local
ainda? No RS investirão pesado em festivais e eventos da região, como também no
Gauchão e ações em escolas envolvendo os seus mais potentes consumidores em
campeonatos de futibas).
Desviando do assunto global-local e direcionando o texto
para a Vonpar Bebidas, trago alguns dados apresentados no Break:
#Abrangência no Mercado de Bebidas
Rio Grande do Sul: 75%
Santa Catarina: 100%
#A marca representa 9,5% do PIB brasileiro
# Possui 37 mil clientes diretos, 23 mil indiretos (varejo) e
14 milhões de consumidores
# 3500 colaboradores estão distribuídos entre as duas fábricas
gaúchas
Penso que esses números explicam o porquê de sentirmos, sem
querer, as marcas tão próximas enquanto as mesmas estão pensando em um público
alvo que abrange continentes. Como também os comerciais e as outras
mais diversificadas ações que a marca promove e nos envolve emocionalmente. Fazendo com que, diariamente, em nosso inconsciente as lembranças das marcas globais/locais
sejam despertadas, ou por se fazerem vistas, ou por estarem associadas ao
nosso cotidiano, estrategicamente.
Tem a ver_____________________________________________
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