segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Percepção de Valor

Para existir venda, não necessariamente, o dinheiro é o mais relevante. Isso está certo?

Vamos pensar um jogo rápido...
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1. Planejar os ambientes interno e externo + posicionar: despertar a atenção do público alvo
2. Executar + 4E's: fazê-lo perceber o valor de sua marca
3. Monitorar e manter: pós-venda, manter o relacionamento e se preparar para a próxima TROCA!
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Esse jogo rápido e resumido pode nos mostrar o real valor do dinheiro e da troca.
O dinheiro é necessário para...
a) custear o produto/serviço
b) investir e aplicar na sua marca
c) pagar seus funcionários e demais despesas
d) suprir fatores racionais
e) só!

A venda quando tem um sentido de troca representa...
a) satisfação para ambas partes
b) fidelização aliada a uma experiência positiva
c) reconhecimento
d) suprir fatores racionais e emocionais
e) muito mais que isso!

Recebi há poucos dias atrás esta metáfora...


"Veja só que matemática interessante:

Numa cidade, os habitantes, endividados, estão vivendo às custas de crédito.
Por sorte chega um gringo e entra no único hotel.
O gringo saca uma nota de R$100,00, põe no balcão e pede para ver um quarto.
Enquanto o gringo vê o quarto, o gerente do hotel sai correndo com a nota de R$100,00 e vai até o açougue pagar suas dívidas com o açougueiro.
O açougueiro, pega a nota e vai até um criador de suínos a quem deve e paga tudo.
O criador, por sua vez, pega também a nota e corre ao veterinário para liquidar sua dívida.
O veterinário, com a nota de R$100,00 em mãos, vai até à zona pagar o que devia a uma prostituta (em tempos de crise essa classe também trabalha a crédito).
A prostituta sai com o dinheiro em direção ao hotel, lugar onde levava seus clientes; e como ultimamente não havia pago pelas acomodações, paga a conta de R$100,00.
Nesse momento, o gringo chega novamente ao balcão, pede sua nota de R$100,00 de volta, agradece e diz não ser o que esperava e sai do hotel e da cidade.

Ninguém ganhou um vintém, porém agora todos saldaram suas dívidas e começam a ver o futuro com confiança!

Moral da história: Quando o dinheiro circula, não há crise!"




O que mais podemos extrair da moral?



Quem era o devedor, era ao mesmo tempo, o responsável por fazer a roda do dinheiro girar. Todos envolvidos em trocas de experiências e suprimentos para saciar a demanda do próximo. Após a demanda saciada e outro interessado pelo mesmo foco inicia o jogo da concorrência.

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