Comunicar é a ação
que transmite uma mensagem do emissor ao receptor, seguido de um feedback. A
mesma pode ser consigo mesmo, integrada entre seres semelhantes ou culturas
distintas. O fator relevante é o de que o homem convive em uma sociedade
constituída por fatores que a constroem e os meios de comunicação que atuam
como ferramentas para essa metodologia alcançar o êxito. Sendo o homem o
responsável por abastecer e exercer a comunicação, existem diversos meios para
levar daqui para lá a mensagem, seja pelo som, imagem ou gestos. Brum (2010, p.
40) exprime o conceito de comunicação sendo ela a transferência
da informação de uma pessoa para a outra ou uma forma de repassar idéias,
pensamentos e valores.
A ciência da
comunicação quando vista sob a percepção mercadológica posiciona os
profissionais e estudantes da mesma em conflito para com os seus públicos
alvos, já que um produto e/ou serviço concorre com diversas outras marcas ou
possibilidades para satisfazer tal necessidade e desejo do consumidor, para
isso o produto e/ou serviço comercializado demanda de pesquisa, análise e
produção de mensagens coerentes com o que se oferta e originais o bastante para
marcar e propiciar uma experiência marcante no inconsciente do potencial
cliente.
Os produto e/ou
serviços que se comunicam com o seu consumidor de forma comum às outras
experiências do cotidiano possui mais chances de atingir com êxito o
inconsciente e o consciente, sendo recordado quando o mesmo sentir a
necessidade ou o desejo que corresponde à oferta do que se está vendendo. Ainda
mais, quando o produto e/ou serviço estão englobados em uma marca que se
relaciona com o seu público continuamente, pois assim as mensagens são
integradas mesmo que em suas diversas formas – verbais, escritas ou gestuais. A
seguir Kotler (2008, p. 359) exemplifica.
“Os
consumidores de hoje são bombardeados por mensagens comerciais de uma ampla
variedade de fontes. No entanto, eles não distinguem as fontes da mensagem do
mesmo modo que os profissionais de marketing. Na cabeça do consumidor, as mensagens
de propaganda apresentadas por mídias diferentes e abordagens promocionais
fazem parte de uma única mensagem sobre a empresa. Mensagens conflitantes
vindas dessas diferentes fontes podem resultar em posicionamento de marca,
relacionamentos com o cliente e imagens da empresa confusos.”
A comunicação visual tem sua
relevância por ampliar as possibilidades de abordar a sociedade, sejam elas
pelos signos, desenhos, pinturas, instalações, fotografias, logotipos, entre
outras; evidentes nós veículos mais comuns de se fazer a propaganda ou naqueles
mais inusitados da mídia externa (outdoor,
pontos de ônibus, audiotrans, busdoor, displays ecológicos, etc.). A distribuição das formas, harmonia das
cores e posicionamento dos veículos de mídias externas possuem uma relevância
extrema, já que uma mensagem aplicada em um outdoor,
por exemplo, é emitida para diversos públicos e a mesma mensagem deve atingir a
todos com um efeito semelhante e instantâneo, para isso os meios são elaborados
com a finalidade de serem comuns sem anular a originalidade e identidade da
marca.
Seres humanos posicionam-se perante a sociedade
agindo conforme sua personalidade, sendo um dos métodos mais marcantes o
visual. A sociedade é marcada por pré-conceitos que possibilitam, quando se
deparar com o novo já criar um conceito com base naquilo que já conhece, que já
marcou seu inconsciente e possui alguma relação com o “novo”. As marcas de
produtos e/ou serviços se posicionam mercadologicamente conforme a região em
que atuam, o perfil de seu público alvo e, também, visualmente. Para isso
elaboram sua Identidade Visual e a utilizam sempre que forem se comunicar com
algum possível receptor – essa insistência que projeta a marca. A partir disso,
é perceptível a importância dos aspectos visuais quando se tem um objetivo e a
possibilidade de recorrer a um designer inovador, diferenciado, clássico, etc.
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