sexta-feira, 1 de abril de 2011

Excelência Empresarial

No tempo Pós-Revolução Industrial praticamente tudo que se produzia era consumidor - a Era do Produto -; porém a demanda se tornou maior que a oferta e os clientes adquiriram maior conhecimento do que estavam comercializando - a Era do Consumidor que pensa. Assim, tornaram-se exigentes em relação ao produto e serviço que comprara e o atendimento do processo da venda.
A venda percorre etapas até que o seu processo seja concluído com êxito, iniciando pela percepção da necessidade e/ou desejo do mercado e do seu público alvo. Posterior a esse marco, as empresas deveriam realizar pesquisas para comprovar as suas teses perante a observação realizada e diagnosticar quais são os aspectos que podem satisfazer e agregar valor e qualidade ao produto e/ou serviço. Durante a venda em si, no atendimento, o potencial cliente espera receber o máximo de atenção e disponibilidade de oferecer a solução que supra a sua necessidade.
Após a venda efetuada e o vínculo criado, a marca necessita manter o relacionamento criado antes ou durante a venda. Para isso, os meios de comunicação foram criados, sendo o mais atual e que oferece maior acessibilidade e interatividade é a internet.
Embora a oportunidade criada pela tecnologia, as marcar a utilizam coom pouca eficiência, apenas criando um site ou uma rede social sem atualização e conteúdo - anulando a manutenção do relacionamento e da experiência positiva.
Essas etapas de relacionamento, da venda e do objetivo de alcançar o êxito da qualidade chamam-se de "Qualidade Total" no quesito da excelência empresarial. A prática da "Qualidade Total" proporciona vantagens e benefícios para todos os elementos envolvidos entorno da empresa, tais elementos nomeados de stakeholders.

Texto baseado em "Excelência empresarial"; Antônio Carlos Silva Ferreira (Especialista em Política e Planejamento estratégico). Revista Brasileira de Administração; Edição Setembro/Outubro de 2008.

Palavras-chaves para próximos textos: excelência; internet e os seus autores; etapas de venda; era da informação.

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