segunda-feira, 28 de março de 2011

É puro marketing mesmo...

... eu discordo, apenas uma parte dele.

Era uma vez um potencial cliente para uma marca de cerveja que, atualmente, está se posicionando com inovação no seu segmento E esse experiente cliente da bebida ao provar a inovação mercadológica explana sua indignação ao se decepcionar com a marca: é puro marketing mesmo, eu não deveria ter gasto com isso.
Pois é, ai que ele se engana e, muitos. O marketing estuda e pesquisa, ou deveria, todas as preferências e limites que podes alcançar com o lançamento de um produto. Sendo tudo baseado em um perfil de público específico. Portanto, ou o potencial cliente não fazia parte do perfil, ou a marca de cerveja revelou um ponto fraco, pois há anos que não se manifestava.

O processo de marketing inicia com uma problemática, um desejo e/ou uma necessidade percebida, então estudos e pesquisas são formuladas para testar as hipóteses. Toda a campanha de lançamento, promoção e relações públicas é planejada e, então, acontece: A AÇÃO. E aí? Tudo recém começou. Caso a reação do público alvo seja positiva, a marca deve estar preparada para manter a sensação de satisfação com a nova experiência e conforme o seu posicionamento, logo lançar uma segunda experiência para fixar os novos conceitos. Porém, se a reação do público alvo for negativa, todo o investimento não pôde ter sido em vão, pois a concorrência cairá em cima e tripudiará de seu novo posicionamento. E a marca? A marca segue com novas ações mais bem planejadas e com um posicionamento ainda diferente.

Fim; há vezes em que desejo comprar e ninguém me vende.


Nenhum comentário:

Postar um comentário