quarta-feira, 27 de abril de 2011

Informações como aliadas para um atendimento satisfatório aos públicos

A seqüência lógica que estamos formando, de que mesmo prestando nossos serviços a um público*¹ que está sendo inserido no mundo das marcas e do consumismo, assumimos a responsabilidade de educá-los em pelo menos 7 disciplinas, além dos princípios que uma escola proporciona à comunidade escolar. O envolvimento emocional com os alunos não permite abonar o encargo de representar a Instituição Evangélica, da mesma maneira que outro colaborador em outra empresa. Por isso, perceber as necessidades específicas de cada aluno e sua família e atendê-los torna a comunidade interna da Unidade Oswaldo Cruz diferenciada dos demais centros de educação do Vale dos Sinos.

Pode-se entender que o atendimento ao cliente parte de uma comunicação interativa, com o propósito de responder dúvidas e perguntas, esclarecer sobre a maneira de ingressar ao ensino e suprir transtornos decorrentes do uso do serviço. Mas também, a comunicação deve iniciar-se internamente com o fim de informar todos os colaboradores sobre os atuais e futuros acontecimentos, possibilitando-os a prestarem o serviço de atendimento e engajarem-se nos atuais objetivos da missão.

O processo utilizado para alinhar o pensamento dos colaboradores às políticas, estratégias, diretrizes da empresa, princípios organizacionais é a comunicação interna. A comunicação é o reflexo da empresa, pois a forma que seus públicos se comunicam contribui fortemente para a construção da imagem da marca no ambiente interno e externo. Portanto, a comunicação interna é a transferência da informação de uma pessoa para a outra ou uma forma de repassar ideias, pensamentos e valores.

Sendo o produto da comunicação a informação, essa é responsável por tornar comum os objetivos, as estratégias e os resultados. Através da comunicação integrada de marketing é possível construir uma imagem de marca diferenciada e sustentável na mente dos nossos consumidores e esses munidos de satisfação exalam aos seus familiares e conhecidos. Por isso, a relevância de todas as informações percorrerem os setores envolvidos com o atendimento ao público em geral: todos. Portanto vamos compreender a relação dos públicos internos da Unidade Oswaldo Cruz.

Quadro 1.1 Fluxo de informação entre os públicos da Unidade Oswaldo Cruz

A transmissão das informações da direção e dos professores tanto aos pais quanto aos demais funcionários tornam as ações acessíveis, possibilitando a comunicação interna tão qualificada para quando for efetuado o contato externo e este esteja no patamar da necessidade do interessado.

*¹ Alunos de 2 anos, que iniciam o ensino da educação a partir dos dois anos - na educação básica - e concluem o ciclo na Unidade Oswaldo Cruz aos 9 anos, no 5° ano do Ensino Fundamental no currículo bilíngue.
Esse é o segundo texto da ação Minuto da Informação, uma das que formam a metodologia aplicada ao meu estágio.

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