quinta-feira, 5 de março de 2015

Quentinha de New York | NRF | Converse Made by You

O sócio-diretor da GS&BW, empresa especializada em Marketing de Varejo e Shopping Center, Luiz Alberto Marinho trouxe informações quentinhas da 104ª edição da NRF, que aconteceu entre os dias 11 e 14 de janeiro/2015, durante palestra promovida pelo Shopping Iguatemi no dia 04 de março.
O Big Show é organizado pela Federação Nacional de Varejo dos Estados Unidos, sendo o maior evento de Varejo no mundo.

95% das vendas passarão por lojas físicas!

Mas elas não estavam no túnel da morte?



A seguir algumas informações e cases apresentados por Marinho que provam que elas estão/são a luz no fim do túnel:


Rent the Runway

A loja física explorada pela Rent the Runway é justamente a inovação do negócio. A marca iniciou alugando via internet roupas e acessórios de grifes famosas para ocasiões especiais e, para ampliar ainda mais a conveniência de seus clientes, abriu a loja física apenas para que seus clientes pudessem experimentar as roupas antes de alugá-las, com a promessa de serem entregues em até 2 horas na sua residência.
A loja criada, em 2009, por Jennifer Carter Fleiss e Jennifer Hyman está entre os 8 negócios criados por jovens que se tornaram milionários do Pequenas Empresas e Grandes Negócios.
Conforme informações do Portal do Pequenas Empresas e Grandes Negócios, o serviço da empresa já ultrapassou a barreira de 1,5 milhão de membros e oferecem mais de 25 mil vestidos de marcas como Vera Wang, Dior e Calvin Klein, num sistema de aluguel de quatro ou de oito dias.

Explorando o formato das lojas físicas

O exemplo de negócio apresentado pela Rent the Runway inspira muita criatividade e um leque de diferentes estratégias que podem ser exploradas por lojas físicas já existentes ou lojas online que planejam fixar bandeira num espaço físico.
Essa é a tendência... Um formato não necessariamente anula o outro. As lojas físicas tradicionais não estão obrigadas a venderem online, mas fixar sua presença no mundo online é essencial para se manterem vivas entre as escolhas de seu público.
Já as lojas de e-commerce estão encontrando no espaço físico oportunidades para se aproximarem de seu público. A experiência de contato direto com os sentidos dos clientes proporciona uma marca emocional muito interessante, já comentada aqui no blog neste post.
O sucesso está quando comodidade, personalização e serviços agregados encontram-se para garantir uma experiência autêntica aos "degustadores" de seus produtos, lojas e portais online.
Lojas online podem explorar um espaço físico para apresentarem um showroom ou, ainda, oferecer a plataforma online para o consumidor acessar seu catálogo online, como no caso da Netshoes "Menor Maior Loja do Mundo".
Uma "mini loja" foi criada no número 1.149 da Rua Oscar Freire, em São Paulo (SP), de 04 a 07 de dezembro de 2014, em uma ação promocional de Natal. Neste espaço o consumidor teve à disposição a maior loja de artigos esportivos do mundo, no menor espaço possível: um mini tablet. O objetivo da ação é proporcionar um Natal sem stress, filas e atrasos.


Palavra queridinha do momento:



"É comum, por exemplo, que cada marca tenha um aplicativo ou site próprio, porém, para que todas essas experiências sejam possíveis, é fundamental buscar uma integração total de canais e marcas. Unificar para ir mais longe e possibilitar, de fato, que o consumidor vivencie um jeito diferente de fazer compras. O resultado, clientes fidelizados e lojistas satisfeitos."

Vídeo onde Luiz Alberto Marinho e Janice Mendes, da GSeBW, comentam sobre o NRF Big Show 2015:


A ameaça do PHYGITAL é quando as marcas começam a confundir LOJAS com CENTROS DE DISTRIBUIÇÕES. Lojas físicas precisam ser pensadas para serem referências geográficas, referências para pontos de encontros, referências de atendimento, de conveniência, de serviços agregados, de cafés bem servidos, de conselhos e opinião de valor por parte dos ~vendedores, de serviços customizados.

Um exemplo de loja física que é referência para ponto de encontro?



Um exemplo de serviço customizado e experiência com o produto?

A campanha mundial Converse Made by You, lançada no dia 04 de março, inspira a criatividade de seus fãs que se expressam através dos modelos Chuck Taylor All Star e integra ícones urbanos e internacionais.
Na loja da Converse do SoHo (560 Broadway) já é possível que você opte pelo modelo e as cores que seu produto final terá, é demais né?!
Esta campanha mundial inclui participação nas ruas, lojas, online e nas redes sociais e vai contar com exposições em Londres, Beijing, Nova Iorque e na Cidade do México.

Marketeer resumiu como que iniciou a ação:
"Na campanha de Primavera 2015, a Converse recolheu em todo o mundo sneakers Chuck Taylor All Star, em que cada um deles conta “uma história de transformação”, segundo a marca.
Retratos escolhidos das preferências de ícones internacionais como Patti Smith, Andy Warhol, Futura, Jefferson Hack, Sayo Yoshida, Kate Lanphear e Glenn O’Brien serão apresentados ao lado de retratos dos Chuck Taylor All Star de todos os dias, já usados e, serão utilizados em exposições mundiais nas ruas de cidades como Nova Iorque, Xangai e Rio de Janeiro."



Para finalizarmos...
A probabilidade é de que 82% dos Millennials consultarão o celular do que o vendedor no momento pré ou na compra de seus produtos e serviços.

Dica PHD: Unir o físico, o humano e o digital, integrando a empresa com a equipe e a equipe com o consumidor, representando a marca.



Links de apoio:
http://mercadoeconsumo.com.br/category/nrf-big-show-2015/
http://marinhonoblog.blogspot.com.br/
http://www.vogue.xl.pt/moda/noticias/detalhe/made_by_you_da_converse.html

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