quinta-feira, 15 de março de 2012

Comunicação no Terceiro Setor

Não é área. Não é função. Não é um setor ou departamento. É comunicação. Essa que todos seres animados executam ao expressarem-se por um som, gesto, imagem ou ritual. São variados os processos para que a mesma alcance o seu alvo com êxito. Também são variadas as suas finalidades.
A cultura e a filosofia de uma sociedade ou marca é expressa e posicionada conforme os veículos, o modo de usufruir de todos os meios comunicacionais adequados. Mais do que nunca, as marcas precisam planejar, e muito, a sua estratégia de comunicação. Isso porque o inconsciente, o consciente a mente dos seus públicos já estão marcados por diversas outras marcas e experiências.

O livro Gestão da Comunicação sugere que as marcas estejam associadas a uma tendência de grande impacto, a sustentabilidade. O chamado Terceiro Setor, ONG's e até mesmo programas socioambientais das empresas, quando bem planejados e fonte de bons resultados, auxiliam no posicionamento da marca associada. Já que a imagem de marca ecológica e socialmente correta agrega mais valor ao produto e/ ou serviço prestado.

Conforme Castro, no capítulo 5, página 74, os consumidores podem fidelizar-se a uma marca pela sua cultura e filosofia, sendo assim adquirindo bens culturais, em vez de simples mercadorias.

"Tributários desses estudos pioneiros, outros autores hone analisam, por exemplo, estratégias publicitárias que buscam associar significados sociais e bens intangíveis como marcas e serviços".

A gestão desse segmento da comunicação enfrenta algumas crises, por exemplo, quando a marca é mediadora entre os setores, políticos, econômicos e tecnológicos com seu público, a mesma associa sua imagem a tais segmentos. Tornando-se vulnerável a fortes crises. Porém, a gestão da comunicação no Terceiro Setor é capaz de proporcionar conhecimento e midiatização de uma cultura de massa.

As possibilidades da gestão de comunicação, o Terceiro Setor e as tendências mercadológicas são extensas, e quando focadas e planejadas conforme o comportamento de seu público podem proporcionar muito mais do que simples vendas. Atualmente, relacionar-se com seu consumidor é fazer parte um grupo cultural, de uma troca de bens e valores.

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Correção e aperfeiçoamento virão depois, como também a Bibliografia. Agora as outras atividades da Cadeira me chamam.

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