terça-feira, 16 de agosto de 2011

Endomarketing de A a Z

O processo utilizado para alinhar o pensamento dos COLABORADORES às políticas, estratégias, diretrizes da empresa, princípios organizacionais é a COMUNICAÇÃO INTERNA. Caso a comunicação seja observada, ela é o reflexo da empresa, pois a forma que seus públicos se comunicam contribui fortemente para a construção da imagem da marca no ambiente interno e externo. Portanto, a comunicação interna é a transferência da INFORMAÇÃÕ de uma pessoa para a outra ou uma forma de repassar ideias, pensamentos e valores, conforme Brum (2010; pg 40).
O ENDOMARKETING necessita do marketing integrado, que significa os vários departamentos da organização reconhecendo as ações que tomam e, não apenas as ações da equipe de vendas e de marketing terem um efeito profundo sobre a habilidade da organização de criar, reter e satisfazer os clientes.

De acordo com Brum (2010, p.40)
As pessoas trocam informações de forma consciente ou inconsciente, verbal ou não verbal. Sempre existem emissores e receptores. A comunicação é base para qualquer relacionamento humano. “Quando o assunto é comunicação interna, existe uma forma muito simples de entender o seu significado: basta partir a palavra ao meio e inverter, entendendo-a como ação comum, ou seja, ação de tornar comum: objetivos, estratégias e resultados.

Sendo o produto da comunicação a informação, essa é responsável por tornar comum os objetivos, as estratégias e os resultados. As quatro áreas integrantes do composto de marketing abrangem o conjunto de AÇÕES INTEGRADAS de comunicação e promoção, que têm como objetivo, através da comunicação integrada de marketing, construir uma imagem de marca diferenciada e sustentável na mente do consumidor; oferecer informações e incentivos para o mesmo adquirir o serviço. Por isso, a relevância de todas as informações percorrerem os setores envolvidos com o ATENDIMENTO ao seu cliente e público em geral: todos.

Post baseado nos conceitos de Brum conforme identificados, estudados para a construção do TCC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário