quarta-feira, 10 de março de 2010

Franchising

Vou supor que uma rede enorme de mercados/lojas é uma plantação de muitos hectares de laranjeiras e que as laranjas tem o objetivo de servir como o principal alimento de um certo público alvo.

Iniciando com o princípio de que um bom atendimento é uma forma de pré-venda, a venda e um pós-venda, sabemos que ele tem um peso significativo na imagem e registro da marca/rede na mente dos clientes.
Portanto, ele deve ser uniforme e padrão, seguindo a filosofia da marca em que representa. Pois sim, o atendente, o caminhoneiro que faz a logística, o entregador, o representante e a laranja são as personagens com mais informações sobre aqueles que são denominados como o público alvo. E por que eles são mal selecionados para atuarem dentro de uma loja? Por que o caminhoneiro mal sabe para quem está prestando o serviço? Por que o entregador não conhece os seus produtos? Por que o representante não representa e não tem um MRKT pessoal (assunto para um bom outro post!)

Todas as laranjas deveriam ter sua identidade e originalidade, porém quando, ainda, na laranjeira deveriam respeitar uma filosofia de atendimento, da prestação de serviço, ou até mesmo como se portar e onde permanecer na laranjeira. Para que quando a Laranjeira Presidente plantasse e fizesse crescer sua nova laranjeira com a ajuda do público alvo - já que eles que querem, e as laranjas que devem segui-los - todas as novas laranjeiras quando aparecessem se fizessem lembrar da laranjeira inicial do outro lado do terreno, ou do outro lado do mundo.

Sendo assim, a padronização de atendimento, o conhecimento dos produtos e da identidade da marca são fatores que quando exercidos fazem muita diferença. Auxiliam no firmamento da imagem da marca, na força das vendas e da qualidade no atendimento.

E o que é Franchising?
É tudo isso que foi citado, todas as laranjas, todos os tipos de vendedores, todos os tipos de cliente e um único tipo de venda para uma única marca. É manter um padrão, a filosofia e as características da marca/empresa em todos os cantos em que estiverem presentes.
Embora aqueles que prestam o serviço de venda terem de seguir uma norma, devem saber que não são rôbos, e sim são o contrário, são pessoas que estão vendendo um produto/serviço e sua imagem, seu nome, sua marca, sua arte, sua técnica e seu marketing pessoal. E afirmo mais: todos nós somos vendedores! O porquê disso será postado em um seguinte post!




LARANJAS NÃO SÃO LARANJAS?
São, mas os clientes de um determinado território prefere azuis, e de outro determinado território e cultura prefere vermelhas.
A cada território o produto/serviço/venda/atendimento.../ devem se adaptar àqueles que estão servindo, porém preservando aspectos, como o atendimento, indispensáveis.

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