sábado, 7 de agosto de 2010

Casos de Marketing 1: Starbucks x Juan Valdez Café

A Starbucks atualmente é a maior cadeia de cafeterias do mundo e começou a atuar quando ainda não havia consumidores e apreciadores de um bom café servido com um bom atendimento. Atuando desde 1971 possui 15 mil lojas, e em sua última ação - terminada em setembro de 2007 abriu uma média de 7 lojas/dia pelo mundo. O público alvo da Starbucks são os apaixonados ao café e aos chegados a um diferencial quando se trata de servir o café. Por oferecer bons acompanhantes, serviços completos e satisfatórios e ações de marketing marcantes dominou seu mercado.
Porém, o que ocorre com a marca?! Se nos últimos meses fechou mais de 900 lojas e demitiu cerca de 7mil funcionários. É simples: o seu exclusivo e dominado mercado está sendo roubado por uma concorrente - a Juan Valdez Café. A nova marca de café surgiu com o propósito de copiar melhor a Starbucks do que qualquer outra empresa; até perceber um nicho de mercado, nem tão pequeno, que poderia ser atendido com os serviços do café, porém de uma forma mais original.

Então a Juan Valdez Café focou no mercado latino - um mercado que já conhecia o café, os serviços prestados em volta dessa atividade e estava acomodado. Para isso a nova marca de cafés assumiu a responsabilidade de atender um público muito mais exigente e restritivo, já que todos conheciam os serviços da Starbucks, embora satisfatórios se fosse para serem servidos por um outro que fosse um melhor. E ainda, pela visão de consumidor, se é para me atender do jeito que sou, que me conheça muito bem.
A partir deste momento, a marca que a Starbucks tinha deixado nos consumidores latinos estava ultrapassada, agora os latinos possuiam uma marca direcionada a atender apenas as suas exigências, com um diferencial e um sabor muito mais original e regional.
Atualmente, a Juan Valdez Café é uma das multinacionais latinas com maior chance de crescimento daqui para a frente, segundo vários especialistas do setor. Para Andrew Hetzler, dono da Cafemakers, consultoria americana de mercado de café, "A grande ironia é que a Starbucks preparou o terreno para o crescimento da Juan Valdez".
Os processos para tornar o produto de qualidade fazem parte da extremidade inicial da cadeia de valor da Juan Valez Café - plantação praparada do café. A área está localizada estrategicamente com muitas vantagens naturais, dando um sabor superior à bebida.
A ideia de inaugurar uma empresa para vender café, imitando a Starbucks e após se tornando extremamente original, surgiu da soma da percepção de Gabriel Silva - ocupou 7 anos o cargo de presidente da Federação Nacional dos Cafeicultores Colombianos - com a necessidade de renda dos cafeicultores colombianos.
A loja vem se expandindo agressivamente, em 2006 haviam 5 lojas nos Estados Unidos e após abrir 12% do capital como investimento, a loja dobrou de tamanho no mercado americano, além de iniciar o desbravamento da Espanha. Também recebeu 12 milhões de dólares como investimento do Banco Mundial que fomenta companhias em países em desenvolvimento.

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